O Mar de Monstros (Percy Jackson #2)

Hellou!

Cá estou eu ainda na vibe do #RickRiordan, e bem, parece que minha “fome por livros” está voltando ao normal. Reler uma série que eu gostava, realmente, teve o efeito que eu esperava. E ainda me fez lembrar que havia outras séries do mesmo autor que eu ainda não havia lido, então, uma coisa ajuda na outra, né? Mas vou deixar de lengalenga e partir para o livro 2!
Partiu?!

Sonhos, às vezes, podem ser simples sonhos; algo irreal; uma reação do seu cérebro para interpretar coisas durante o tempo em que seu organismo não está “ativo”. Mas, às vezes, como Percy Jackson desconfiou ao acordar naquele último dia de aula, eles podem ser um aviso. Um grito de socorro enviado por seu melhor amigo sátiro que saiu em sua jornada de buscador no verão passado, e aparentemente está sendo perseguido por algo assustador pelas ruas da Flórida.

Mas sendo quem Percy é, sonhos – avisos ou não – são o menor de seus problemas. Algo está acontecendo no Acampamento Meio-Sangue, importante e perigoso o bastante para Quiron mandar um recado para sua mãe, alertando para que o menino não volte para lá. Sem mais detalhes, sua mãe espera que ele tenha um “ótimo último dia de aula”. Ao menos, Percy tem um novo amigo, Tyson, alguém que apesar do tamanho e aparência sutilmente assustadora, ele precisa ficar defendendo de valentões.

E mesmo não sendo incomodado por monstros o ano inteiro, Percy continua sendo, bem, “Percy”, ou seja, mais uma escola é explodida, mais uma vez provavelmente ele será expulso, só que dessa vez, Annabeth veio ao seu auxilio e nenhum dos três ficou pra ver o resultado. Sim, três. Tyson se juntou à eles na volta para casa.

O Acampamento Meio-Sangue está em risco, a árvore de Thalia fora envenenada por Luke; Quíron foi “demitido” e acusado de ter algo haver com isso; enquanto seu substituto – Tantalo – está mais interessado em torturar os meio-sangues e tentar digerir alguma coisa – faz parte de sua “maldição” como o Sr. D – do que ajudar a salvar o Acampamento. Pra piorar só mais um pouco, o substituto despreza qualquer coisa que Percy diga, e parabeniza qualquer coisa que Clarissa faça.

A cereja do bolo na vida de Percy é Tyson, o menino descobre que seu “novo amigo” não só é um ciclope como também é seu meio-irmão mais novo. Logo, os implicantes de plantão tem mais um motivo para pegar no pé do filho de Poseidon. (que convenhamos foi bem idiota, porque o Tyson não passa de um fofo que quer ajudar o irmão a todo custo! raivinha do Percy nesses momentos!! hunf!)

Eis que o último sonho com Grover em um vestido de noiva, trás mais revelações que só o perigo que o amigo corre. Percy e Annabeth sabem como salvar dois coelhos de uma vez, mas Tântalo manda Clarissa como “cabeça da missão” e os proíbe de ir junto. Com a ajudinha do deus Hermes, uma carona de seu pai, Percy, Annabeth e Tayson fogem do Acampamento com destino ao “Mar dos Monstros”. Uma difícil jornada que poucos voltaram vivos, eles tem poucos dias para encontrar o sátiro, o velocino de ouro e tentar, quem sabe, colocar um pouco de razão na cabeça de Luke.

“Capa da HQ – Mar de Monstros”

Esse livro soube mesmo como enfiar muita informação e acontecimentos de uma vez (e ser narrado pelo Percy não ajuda muito… oh criaturinha lerda 😶). Vou tentar resumir as informações:

Destino de todos: Mar dos Monstros
Localização: Perto da Flórida .:. “Triângulo das Bermudas”

Missão do Acampamento: Encontrar o Velocino de Ouro e salvar a árvore que protege o local de monstros.
Líder da missão: Clarissa.
Problemática: chegar no mar, orgulho próprio, ignorar aviso do oráculo, pressão do pai, deus Ares.

Missão de Hermes: tentar “salvar” Luke.
Problemática: Luke.
Objetivo de Percy: salvar Grover e encontrar o Velocino.
Problemática: encontrar o mar e a ilha que Grover está, sobreviver aos monstros, sobreviver à Luke.

Objetivo de Annabeth: Salvar a árvore de Thalia.
Problemática: os mesmo de cima, acrescentando seu problema com Tyson.

Objetivo de Tyson: não abandonar Percy.
Problemática: o Percy.

Objetivo de Grover: sair da ilha em que está preso.
Problemática: um ciclope meio cego que acha que ele é uma ciclope e quer casar com ele.

Objetivo do Luke: juntar os pedaços de Cronos e destruir os deuses.
Problemática: todo mundo!

Objetivo do Quiron: manter seus “meio-sangues” vivos.
Problemática: ele foi demitido.
Missão: sobreviver a família barulhenta de centauros.

Então, o que aprendemos com esse livro:


▪ Percy precisa aprender a desconfiar da real identidade dos amigos que faz no “Mundo Mortal”;
▪ Descobrimos mais sobre o passado de Annabeth (casal em andamento 😍);
▪ Percy é lerdo, mas entende o quanto Tyson é maravilhoso;
▪ A Profecia do Oráculo que ninguém queria dizer a Percy e que pode, ou não, ter haver com ele: “o(a) filho(a) de um dos Três Grandes será o responsável por trazer a destruição ou salvação dos deuses olimpianos“;
▪ Clarissa é mais “humana” do que deixa transparecer;
▪ Luke praticamente não tem mais salvação;
▪ Hermes pode ser um péssimo pai, mas é um ótimo conselheiro;
▪ Grover é um bom partido para casar;
▪ Percy precisa aprender mitologia grega com urgência (hellou querido, você tá vivendo nela, precisa saber dos babados!)
▪ É possível se unir a “inimigos” quando se tem um inimigo em comum (estão aí as histórias, filmes e séries para provar isso!)
▪ Poseidon não foi o único que quebrou o pacto, lembram?!
▪ O bicho vai pegar no próximo livro!

Bye Bye!
Até a próxima!

O filme do 2º volume da série, saiu em 2013 e continuou sem muito sucesso, apesar das pequenas mudanças que eles fizeram. O elenco principal continuou o mesmo, mas houve mudança no ator que interpreta o Quíron, passando a ser o Anthony Head.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s