O Ladrão de Raios (Percy Jackson #1)

Hellou!

Comentei ao longo dos meses que minha temporada para livros andava meio fraca, só estava tendo animação para focar nos dramas e series, às vezes, um filme, mas nada de livros… Eis que ontem, decidi reler uma série que gostei muito na minha adolescência, ou perto disso, e não é que meu animo parece ter voltado?! 😆
Inicialmente pensei em reler Harry Potter, já que passei o finde maratonando os filmes com Pushi (meu primo-irmão), mas como meus livros não estão aqui (Recife) e não tenho os ebooks da série, parti para a mitologia grega mesmo!

Uns anos atrás, quando esse livro foi lançado e li a série pela primeira vez, cheguei a escrever sobre ela no meu antigo blog, mas como ele não existe mais, decidi rescrever aqui.
Partiu?! 😆

O século é XXI e todas as histórias que você estudou no colégio e achou serem apenas lendas, bom, elas são reais, ao menos se tratando da Mitologia Grega. Os deuses existem, o Monte Olimpo existe, só não fica mais na Grécia, agora, ele está sob a cidade de New York. Ao longo de todos os mil anos ou bem mais que isso, os deuses andaram passeando pelo “mundo dos humano”, se reproduzindo igual coelhos e gerando os chamados “semideuses” ou “meio-sangues”, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência, além de poucos conseguirem descobrir sua identidade.

Devido a grandes guerras e desastrastes que tinham filhos dos três grandes (vulgo: Zeus, Poseidon e Hades) no meio, eles fizeram um juramento que nenhum deles iria mais gerar nenhum “herdeiro”, evitando que o mundo tivesse que lidar com a bagunça de um semideus poderosíssimo. Então, “alguns” anos depois, um meio-sangue de doze anos começa a atrair a atenção indesejada de vários monstros, seu nome é Percy Jackson e ele não faz a menor ideia de quem é seu pai, muito menos o que ele é.

Percy é conhecido como garoto problema, expulso de todas as escolas em que estudou, possuidor de dislexia e déficit de atenção. Na maior parte do tempo ele não quer causar problemas, mas parece que ele é atraído à eles. Em sua escola do sexto ano, ele está por um fim de ser expulso novamente, todos parecem querer sua cabeça, com exceção de seu professor de latim e seu único amigo, Groove. Mas após o incidente com a professora de álgebra que aparentemente foi fruto de sua imaginação e ninguém lembra da mulher, Percy percebe que as coisas não bem como ele imagina.

Alguns monstros aqui, uns segredinhos ali, sua mãe sendo um tanto vaga sobre a coisa que os persegue, e bum! Percy descobre que é um “meio-sangue”, o monte olimpo existe, os deuses antigos são bem reais e que seu pai não só é um “deus” como é um dos “três grandes”. E sua vida que já era mais ou menos, termina de descer ladeira abaixo. Percy é filho de Poseidon, o deus dos mares quebrou o juramento, e só por isso, já seria motivo de provocar a ira de seu irmão Zeus. Mas pra piorar, a arma mais poderosa – os raios – deste foi roubada , e ele acusou Percy de fazer isso. Agora, o recém descoberto semideus tem 10 dias para recuperá-los do verdadeiro ladrão, antes que uma terceira guerra se instaure entre Zeus e Poseidon.

Capa da 1ª versão, capa da 2ª versão.
Existe um Graphic Novel da série lançado em 2010.

O primeiro volume da série “Percy Jackson e os Olimpianos” é um tanto introdutório, já que Percy acabou de descobrir esse mundo, mas ainda assim recheado de ação, escolhas, aprendizados e amizade.

Dizem que quando você reler um livro após um certa idade, os seus pensamentos sobre o livro podem mudar… Bem, preciso dizer que com esse mundo de Percy, os meus continuam quase iguais. 😆 Ainda continuo achando que ele teve bastante sorte em algumas de suas lutas, que alguns de seus pensamentos eram bastantes inocentes e um tanto imbecis, mas justificável pela idade dele no livro, vale ressaltar.

Conhecemos um pouco dos personagens que seguiremos com a série:

Groove, o sátiro guardião – ele foi o único amigo do Percy na última escola, e acabou sendo arrastado para a primeira missão do garoto, mesmo que ele tivesse seus próprios motivos por trás do sucesso da jornada.

Annabeth, a filha de Athena – uma garota inteligente, basicamente o cérebro do trio (sim, a Hermione do Percy). Ela mora no Acamapamento Meio-Sangue desde os sete anos e sempre quis sair em uma missão, mas para isso, precisava aguardar a chegada de um meio-sangue especial, vulgo o filho de Poseidon.

Sr. D, Dionisio – o diretor do Acampamento que odeia seu trabalho, e só o está “executando”, por ser uma punição de seu pai, vulgo Zeus. Lembro que eu gostava do humor ácido dele nos livros!

Quíron, o centauro – o “mestre” dos semideuses na Grécia antiga, aquele que deve treinar os filhos dos deuses e prepara-los para sobreviver da melhor maneira possível.

Clarissa, a filha de Ares – a arqui-inimiga de Percy (e de quase todo o Acampamento), ela praticamente distribui ódio gratuito pra cima de TODO MUNDO, mas se não me engano descobrimos mais sobre a personagem nos próximos livros. (vou redescobrir já que não lembro dos detalhes da série!)

Luke, o filho de Hermes – fez parte da primeira missão do Groove (que é considerada um fracasso), é um ótimo guerreiro, fica amigo do Percy, aparentemente é o crush da Annabeth, mas segundo o oráculo pode não ser bem quem esperávamos.

Thalia, a filha de Zeus e Grande Pinheiro na entrada do Acampamento – ela é apenas citada nas histórias que contam ao Percy, então, inicialmente não se sabe muito mais sobre ela. Mas, essa eu lembro que descobrimos mais nos próximos livros!

Ares, o deus da Guerra – sua maior habilidade é mexer com as emoções das pessoas, alimentar sua raiva, por assim dizer… Ele aparece com uma missão para o trio (Percy, Annabeth e Groove) que acaba se tornando uma armadilha, vindo a ser quase “um truque de mestre” no final.

Hades, deus dos mortos – confinado ao mundo inferior, supostamente ele quer destruir Zeus, e por isso, roubou os raios do mesmo esperando que uma guerra surgisse entre seus irmão, já que a culpa recaiu sobre Poseidon. Então, seguindo essa linha de pensamento, Percy, Annabeth e Groove vão ao encontro do deus no Mundo Inferior para recuperar o que foi roubado e evitar a guerra. Acontece que como bem já percebemos, as “noticias” entre os deuses, precisa às vezes, terem suas fontes investigadas.

Cronos, o “rei” Titã – ainda não personagem de fato, mas citado nas histórias e subentendido em alguns – vários – momentos se você souber um pouco de mitologia. Basicamente, é o pai dos deuses que foi esquartejado pelos filhos (Z, P e H), e teve seu corpo aprisionado no Tártaro, onde está até hoje. Alguns suspeitam que ele queira retomar o poder, mas Zeus não quer admitir a suspeita e muito menos falar sobre isso.

Oráculo – aquele(a) que passa as profecias e dá as missões aos semideuses, segundo Percy, quando a mulher múmia sob a janela abre a boca, uma fumaça verde toma o recinto, sendo este, o espirito oráculo que apresenta a “profecia” ou “palavras a serem decifradas” (normalmente este último) por aquele que aceitou a missão suicida em questão.

Bem, não lembro mais de nenhum outro personagem que seja de fundamental importância nesse livro e para os futuros (que já apareceram), mas qualquer coisa, os citarei nos próximos posts. 😁

Se você gosta de mitologia grega, aventura, diversão e ainda não leu “Percy Jakson”, bem, recomendo!
Até a Próxima!

Ah, em 2010 saiu no cinema o filme, estrelado por Logan Lerman (Percy), Brandon T. Jackson (Groove) e Alexandra Daddario (Annabeth). Além de ter no elenco o Pierce Brosnan (Quiron), Kevin McKidd (Poseidon), Sean Bean (Zeus) e a Uma Thurman (Medusa).

O Filme não foi muito aceito pela galera fã da série, e teve uma pontuação bem baixa, achei até que nem fariam continuação na época.

Um comentário sobre “O Ladrão de Raios (Percy Jackson #1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s