Serie: Parasol Protectorate – Gail Carriger

Apesar de gostar muito dos livros de fantasia, sobrenatural e ficção, nunca tinha lido estilo “steampunk“, ou seja, não fazia a menor ideia do que era isso.

Steampunk também conhecido como Vapor Punk é um subgênero de sci-fi, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na história real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época – como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor.”

(definição segundo o wikipedia)

Meu primeiro contato com o gênero no mundo literário foi através dessa série da Gail Carriger. Eu já tinha lido os dois primeiros livros dessa série um tempo atrás, mas tive que voltar à eles para dar continuidade na história, pois já não sabia em que pé acabou cada livro. E como li em sequência, vou fazer um post único, meio resumão da série toda, ok?

Volume 1: Alma? | Soulless

Alexia Tarabotti está trabalhando sob está trabalhando muitas tribulações sociais.

Primeiro, ela não tem alma. Segundo, ela é uma solteirona cujo pai é italiano e está morto. Terceiro, ela foi rudemente atacada por um vampiro, quebrando todas as etiquetas sociais.

E aí, como vão as coisas? De mal a pior aparentemente, para Alexia que acidentalmente matou o vampiro – e então o terrível Lorde Maccon (alto, bagunçado, lindo, e lobisomem) foi enviado pela Rainha Vitória para investigar o ocorrido.

Com vampiros inesperados aparecendo e vampiros esperados desaparecendo, todo mundo parece acreditar que Alexia é a responsável. Será que ela pode descobrir o que está realmente acontecendo na alta sociedade de Londres? Será que sua habilidade “sem alma” para “desaparecer” com poderes sobrenaturais será útil ou simplesmente embaraçosa? Finalmente, quem é o verdadeiro inimigo?

💬 Num mundo onde seres sobrenaturais fazem parte da sociedade, ser alguém como Alexia deveria ser quase normal, só que não. Ela é uma sem alma, isso quer dizer que sob seu toque, os sobrenaturais perdem seus poderes. Devido a isso, os “sem alma” são bem raros, ela é a única de Londres.

💬 Lorde Maccon tem sérios problemas com Alexia desde a primeira vez que se encontraram e rolou um incidente com um porco-espinho. Ele tenta evita-la a todo custo. Mas a mulher tem tendências a se meter em problemas, e por acaso, é ele quem investiga essas questões.

💬 Que casal maravilhoso esse!! Alexia & Maccon não se deixam abalar pelo status social alheio; não se importam em brigar na frente de ninguém; e não medem esforços para salvar a pele um do outro, claro que eles irão negar essa última parte.

💬 Professor Lyal, é o beta do Lorde Maccon. Ele tem uma aparência frágil e a maioria das pessoas se perguntam porque raios esse lobo que parece que vai desmaiar a qualquer momento é o beta do musculoso Lorde. Professor Lyal também tem apresso pela presença da Senhorita Alexia, principalmente porque se diverte as custas de seu alfa.

💬 Lorde Akeldama é um vampiro-pavão que, por acaso, também é o melhor amigo de Alexia. Ele vive distante das colmeias de vampiros, numa casa grandiosa junto com seus “amantes” não vampiros (humanos que querem ser transformados em vampiros).

💬 Preciso dizer que rola vários momentos em que o Lorde Maccon fica com ciúmes do vampiro?! O que é meio louco tendo em vista que esse último é gay. 😂 Mas os ciúmes não enxergam o gênero quando batem, certo?

Volume 2: Metamorfose? | Changeless

Alexia Maccon, a Senhora Woolsey, desperta nas primeiras horas do meio da tarde para encontrar seu marido, que deveria estar decentemente dormindo como qualquer lobisomem normal, gritando loucamente. Então, ele desapareceu; deixando-a para lidar com um regimento de soldados sobrenaturais acampados em sua porta, uma infinidade de fantasmas exorcizados, e uma rainha Victoria furiosa.

Mas Alexia está armada com sua mais confiável sombrinha, da última moda as últimas modas, e com um toque de civilidade no arsenal. Então mesmo quando suas investigações a levam para a Escócia, o remanso de coletes feios, ela está preparada: para lidar com a alcateia de lobisomens como só uma “sem alma” é capaz. Ela pode até encontrar tempo para rastrear seu marido rebelde, se ela quiser.

💬 Não há paz na vida de Alexia… Agora uma praga está à solta, fazendo os sobrenaturais se tornarem “naturais” em algumas regiões de Londres, quase como o efeito dos poderes de uma “sem alma. Com o caos entre os lobisomens e vampiros, a rainha Victoria manda Alexia investigar o babado.

💬 Lord Akeldama e seus “zangões” como sempre mostrando serviço, e competência superior a qualquer organização de investigação. Amo esse núcleo, sério mesmo!

💬 Temos algumas respostas sobre o que é ser um “sem alma”. E as complicações quando “seus poderes ampliados”, ou algo do tipo, começam a causar pânico entre os sobrenaturais da área. Principalmente quando “eles” são muitos, e você é uma só.

💬 Um rival à altura de Alexia ou só mais um chato que pode virar um aliado ou inimigo até o fim do livro…

Volume 3: Inocência? | Blameless

Saindo da casa do marido e voltando para sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres.

A Rainha Victoria a demite do “Conselho das Sombras”, e a única pessoa que pode explicar qualquer coisa, Lorde Akeldama, inexplicavelmente saiu da cidade. No topo disso, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando, como só joaninhas podem, o fato de que todos os vampiros de Londres estão agora muito interessados em ver Alexia completamente morta.

Enquanto Lorde Maccon se esforça para ficar progressivamente mais embriagado, cabe ao Professor Lyall tentar desesperadamente manter o bando de lobisomem Woolsey juntos. Alexia viaja para a Itália para procurar os misteriosos Templários. Apenas eles sabem o suficiente sobre os preternaturais (os sem alma) para explicar a ela sobre sua inconveniente nova condição, mas eles podem ser piores que os vampiros…

💬 Lorde Maccon, peguei um ódio dele no livro passado… e apesar do ódio ter amenizado para um ranço nesse livro aqui, não acho que seria justo perdo-lo até o próximo livro!

💬 Pobre prof Lyal que teve que carregar um bando nas costas… E eles nem ao menos souberam reconhecer seu valor. Eles não o merecem! hunf!

💬 outro que tive peninha foi o Lorde Alkedama que teve uma perda irreparável…

💬 Gostei de ver a independência da Alexia de volta.. E ela mostrando que não precisa de marido nenhum pra ir atrás de suas respostas. Dane-se o que a sociedade pensa.

Volume 4: Coração? | Heartless

Lady Alexia Maccon, sem alma, está nisso novamente, só que dessa vez o problema não é culpa dela. Quando um fantasma louco ameaça a rainha, Alexia está no caso, seguindo uma trilha que a leva para o passado de seu marido. Some isso com uma irmã que se juntou ao movimento sufragista (chocante!); a última invenção mecânica de Madame Lefoux; uma praga de porcos-espinhos zumbis e Alexia mal tem tempo para lembrar que ela está grávida de oito meses.

Será Alexia capaz de determinar quem está tentando matar a Rainha Victoria antes que seja tarde demais? Serão os vampiros novamente ou há um traidor à espreita em roupas de lobo? E o que, exatamente, está morando no segundo melhor armário de Lorde Akeldama?

💬 Lorde Maccon deixou de ser um imbecil, e foi atrás de sua mulher e filho no livro passado (ainda não o perdoei completamente.. hunf!).

💬 Estar grávida não vai fazer com que Alexia fique em casa, muito menos desista de investigar um caso.. Ainda mais quando este garante a segurança da rainha.

💬 O bebê sobrenatural de Alexia trouxe medo geral e mais confusões, e olhe que ele ainda nem nasceu. Como resultado, Alexia e Maccon se veem em uma nova casa e Lorde Alkedama será o pai adotivo da criança, para evitar maiores problemas com a sociedade vampírica.

💬 Descobrimos um pouco mais sobre o passado do professor Lyal. 😍

💬 E houveram algumas controvérsias nesse livro que não gostei nenhum pouco… E não tiveram “lógica” de existência se você considerar o “universo” dos livros. (Principalmente as escolhas de alguns personagens que gosto).

Volume 5: Eternidade? | Timeless

Alexia Tarabotti, Lady Maccon, se estabeleceu em êxtase doméstica. Claro, sendo Alexia, tal felicidade envolve integrar lobisomens na alta sociedade de Londres, morar no segundo melhor armário de um vampiro, e e lidar com uma criança precoce que é propensa a virar sobrenatural voluntariamente. Mesmo a última peça da trupe de atuação de Ivy Tunstell, sendo tão desastrosa, para dizer o mínimo, não conseguiu amortecer o prazer de Alexia em seu novo estilo de vida em Londres.

Até que, isto é, ela recebe uma intimação de Alexandria que não pode ser ignorada. Com marido, filha e os Tunstells na cidade, Alexia embarca em um navio a vapor para atravessar o Mediterrâneo. Mas o Egito pode ter mais mistérios que nem a admirável Lady Maccon possa lidar.

O que a Rainha da Colmeia de Alexandria quer com ela? Por que a “Peste Destruidor de de Deus” está se expandindo repentinamente? E como Ivy Tunstell subitamente se tornou a atriz mais popular de todo o império Britânico?

💬 Último livro das jornadas de Alexia Maccon.

💬 Prudence Maccon Akeldama mostra para que veio… Manter seus três pais ocupados. E ter herdado super poderes atraiu a atenção de pessoas que podem vir a ser bem problemáticas num futuro bastante próximo.

💬 A viagem para Alexandria revela segredos sobre os planos escondidos do pai de Alexia e as consequências deles podem recair justamente nela e em sua família.

💬 Enquanto isso em Londres, o professor Lyal e Biffy (o antigo affair de Lorde Akeldama) supostamente estão em uma missão para investigar o assassinato de um beta, isso se pararem de flertar por mais de minuto. (Gostei desse casal inesperado… Porque torci muito para o prof achar alguém e devido aos acontecimentos com o Biffy, também queria ver um final feliz para ele!!!)

Então, a série é bem divertida.. Mistura esse estilo steampunk com o sobrenatural que já estamos acostumados. Os personagens são envolventes e interessantes. Vale muito a pena!

⚠ Existe outra série “The Custard Protocol” que segue a filha da Alexia, Prudence e seus amigos.. Ainda não li, mas já está na minha lista para ler esse ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s