Seal Song

Na vibe da mitlogia do fundo mar… Brincadeira, é só porque acabei achando os dois (esse e o de ontem) livros no mesmo dia 😂 Digamos que este aqui foi quase um “brinde”, já que não sabia nem que existia quando me deparei com ele online no fim de semana. Leitura era tão rápida que passei na frente dos meus “relendo” (vulgo série A Mediadora).

Título Original: Seal Song
Autor(a): Andrea Spalding & Pascal Milelli
Editora: Orca Book Publishers
Gênero: infantil
Inicio: 06/07/19
Término: 06/07/19
Rating: 🖤🖤🖤🖤

⚠ pode conter spoilers

Seal Song” é um mini livro, tão curto que só contém quase treze páginas. Ele nos conta a história de uma amizade entre um garoto chamado Finn que ama nadar com as focas em seu local secreto, e uma selkie chamada Sheila.

Segundo a mitologia, diferente das sereias que são metade humana e metade peixe, as selkies teriam a forma de focas e uma vez em terra, poderiam tomar a forma humana. A história de acordo com o local: uns dizem que uma vez em terra elas seriam proibidas de entrar em contato com a água do mar, caso contrário, o chamado do mar as obrigariam a retornar a sua forma original; outros, dizem que elas ficariam em sua forma humana se tivessem sua “pele” roubada.

Finn é filho de um pescador que gosta de passar seu tempo com as focas locais, todo dia ele vai para seu local secreto e pede para a mesma foca cantar a música dos selkies (ou seja, ele acredita que a foca seja uma selkie), mas a dita cuja nunca canta. Um dia, ao chegar no local ele percebe que “sua foca” não está, apenas para descobrir que ela ficou presa em uma antiga rede de pesca.

Juntando toda sua coragem, o garoto mergulha para salvar o animal, tendo esse perdido suas forças devido ao tempo preso, o jovem se habilita a roubar os peixes de seu pai para alimentá-lo. Durante o tempo que cuida do animal, Finn cria um elo com o mesmo, e deseja que ele pudesse ficar na terra, onde eles seriam inseparáveis. Quando a foca enfim melhora, retorna ao seu habitat natural.

Mas no dia seguinte, no local que ele costumava encontrar a foca, encontra uma misteriosa garota que se diz chamar Sheila. Os pescadores antigos dizem que ela é uma selkie: uns dizem que ela trará sorte para o pai de Finn, outros apenas ficam com medo. A medida que o tempo passa, o pai de Finn realmente tem sorte na pescaria; Sheila passa seus dias brincando com Finn, a não ser quando ele tem que ajudar o pai, então ela fica uma distância considerável da água do mar.

Eis que um dia, Finn avista um cardume de peixes, ignorando os protestos de Sheila, entra em seu barco, vai atrás dos mesmos e acaba sendo pego em uma tempestade. A amiga grita para ajudá-lo a se guiar no mar, mas em vão. Os ventos não deixam que sua voz o alcance, ela corre para as portas dos pescadores avisando do problema. Percebendo então qual seria a única chance do menino, ela enfim, canta a canção das selkies.

Quando a tempestade passa, Finn acorda na praia ao lado de uma foca… Não qualquer uma, a sua foca. A mesma que ele salvou, a mesma que ele cuidou, a mesma que ele brincou durante dias na terra… Sheila.

Se o livro de ontem prometeu mais do que foi capaz de dar (se fosse uma pessoa seria um político 😂), esse aqui nem chegou a prometer, afirmou e entregou. Tão curtinho, mas tão apaixonante! 😍 Sim, queria mais dessa história. Queria mais de Finn e de Sheila. Queria mais um pouco dessa mitologia que acho incrivelmente apaixonante e interessante.

Treze páginas não é suficiente para se conhecer um personagem a fundo, mas o garoto Finn mostrou-se corajoso e leal a sua amizade. Assim como a misteriosa Sheila, que foi para a terra por conta do desejo dele, e voltou ao mar para salvá-lo, mesmo sabendo que jamais poderia voltar a falar com ele como antes.

Se não me engano, a mitologia das selkies é irlandesa… Ou ao menos teve seu inicio por lá. Eu queria ver mais séries, filmes e livros sobre elas! 😍

Ah, descobri depois que o livro é para crianças e ilustrado… Mas como vi o ebook, este não tinha ilustrações… Já quero esse livro para mostrar para minha sobrinha. Ela ama bichos!

Se alguém souber onde encontro esse livro ilustrado me avisa!
🔲 Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s