Novel: When a Snail Falls in Love

Em 2016, assisti ao drama baseado neste novel e amei! 😍 Na época não fazia nem ideia que existia uma “história original” fora o drama em si. Só vim descobrir um tempo depois, e mesmo assim não encontrava em lugar nenhum para ler (isso porque meu nível de mandarim ainda não me permite essas proezas – um dia chego lá!)

Eis que ano passado, (post antigo que estou atualizando) uma amiga encontrou um site que tinha vários 📚 chineses traduzidos para inglês 👏👏 e me mandou. E no meio de alguns títulos que já estavam na minha lista, encontrei esse!

Se você não viu o drama e não se importa em ler SPOILERS siga em frente, porque pretendo fazer meio que um comparativo entre os dois (a postagem sobre o drama virá mais tarde 😉)

Adaptação p/ drama: When a Snail Falls in Love (2016)
Eps.:
21 
Gênero:
Investigação / Romance
Autor(a): Ding Mo
Inicio/Término: 01/12/18 – 02-12/18
Onde Encontrar: ENG – Wattpad
Rating: 🖤🖤🖤🖤🖤

Diferenças gerais entre novel x drama:

  • Para começo de conversa são dois volumes e o drama só tem 21 eps.. Então, claro que ele não segue o livro todo. Mas talvez porque a roteirista tenha sido a própria autora 🤔 ele foi bem fiel – de maneira geral – ao livro e fez o drama entrar naquelas listas – na minha pelo menos – de raras adaptações que deram certo.
  • Uma coisa que gosto à respeito de dramas/séries/filmes é que quando o livro é na visão de um narrador, e esse narrador não é muito perceptível, nós conseguimos ver as reações dos outros personagens…
    Só que nesse livro, apesar da prota ser uma psicóloga criminal, ela é meio lerdinha em outros setores… E uma das coisas que gostei bastante do drama, é que ele dava as duas perspectivas: tanto a da prota, Xu Xu, como a visão do prota, Ji Bae. E o mesmo acontece no livro! (como é só li muito tempo depois de ver o drama, não sabia se o novel era assim também) O que é maravilhoso, já que como eu disse ela é meio “lerdinha” em outros setores… Pelo menos até a fixa cair, pq depois ela fica até bem mais direta…
  • No drama, apesar de terem diversos casos sendo investigados, todos eles tem um ponto de ligação o que acaba transformando tudo em um grande caso com pontas soltas. Diferente de séries como CSI por exemplo – que geralmente tem um caso novo a cada episódio. E diferente do livro também… No livro, cada caso é um caso, que pode ou não, trazer um personagem apresentado no caso passado.. mas eles não tem ligação alguma entre si.
  • Talvez por ser um drama de só 21 episódios (sem falar de ser chinês – voltarei a isso em outros casos depois) eles deixam a gente roer as unhas até o final para enfim ter aquele momento de romance nós amamos.. No livro, isso acontece na metade do primeiro volume, ou seja, tem muita cena do casal junto! 😍 O que eu gostei muito de ver, devido as diferentes personalidades deles, você consegue visualizar mais a “vida do casal”. (e sem misturar trabalho com romance.. porque eles são desses…)
  • Então sim, tem muito cena no livro que eu gostaria de ter visto no drama! Cenas de momentos mais tensos; cenas do Ji Bae claramente com ciúmes da Xu Xu; cenas de romance em meio aos momentos tensos de investigação; cenas dos colegas de trabalho percebendo que algo tá rolando… Enfim, teria sido ótimo ver… mas 🙄 21 episódios… hunf!
  • O final do drama não é o final do livro… Na verdade, todo o babado que rola no final do drama é totalmente diferente no livro. Alguns pontos da cena existem, mas os pontos “chaves” do drama, não.
  • E falando de final, o drama também teve final feliz.. (apesar que deixa uma brecha para segunda temporada… que acabou não tendo… 😥) E no livro, você acompanha a vida do casal até eles terem um filho. 😍

 

Diferenças de Personagens:

  • No livro, a Xu Xu tem um irmão mais velho que vive tentando encontrar um namorado para ela; no drama, ele não existe 😥 (uma pena pq tem cenas ótimas entre os irmãos, e cenas maravilhosas entre Ji Bae e o cunhado);
  • Logo no inicio do livro a Xu Xu salva uma mulher em um dos primeiros casos que ela trabalha, e o primo dela, um herdeiro rico se interessa pela Xu Xu e investe pesado… (ele leva uns seis fora até a ficha cair...) Apesar do cara chato, a prota fica amiga da mulher que ela salvou (que acaba sendo vítima em outro crime depois…). No drama, o cara chato não existe e a prima não tem relação com a Xu Xu e sim, com o Ji Bae, sendo a amiga de infância que ele trata como irmã mais nova.
  • Tanto no livro quanto no drama, existe outra mulher que entra na equipe com a prota, a Yao Meng, porém, a vida dela tem grandes diferenças nas duas versões: No drama, ela é uma “perfeita” policial que também tem a parte psicológica, sente uma admiração pelo chefe e fica muito amiga da Xu Xu (que por sinal, foi uma das coisas que gostei bastante do drama, a amizade entre elas…). No livro, essa “admiração” é na verdade um baita “crush unilateral”, não existe amizade alguma entre ela e a Xu Xu. Fora que no primeiro livro, ela é bem apagadinha, e no segundo, só lembram da existência dela pra lascar a vida da coitada.
  • No livro e no drama: Ji Bae começa fortemente contra a existência da Xu Xu na equipe, mas muda de opinião depois. Fica caído primeiro por ela e vira o “professor dela” no processo. (mas no livro, tem várias cenas dele fazendo umas enrolações para acabar treinando ela, mesmo quando a presença dele não foi solicitada no recinto…😂)
    Como temos mais cenas deles como casal no livro 😍 vemos ele sendo protetor, ciumento, provocante, extremamente protetor, extremamente provocante, fazendo várias armações para ela cair… 😍 (e ela sempre caía)
  • No livro e no drama: a Xu Xu é um gênio, também é lerdinha pra perceber os sentimentos das pessoas por ela – lê-se Ji Bae, já que o chato ñ existe no drama. É daquelas que mesmo quando ela não tá ligada, ela aprende a interagir rápido.. e sabe se virar para não ficar na pontaria de ninguém. No livro, ela tem ótimas tiradas e respostas para as implicações do irmão dela e do próprio Ji Bae. E ela também toma decisões e ações mais rápidas. (no momento que ela se toca que gosta do chefe, já começa a armar os esquemas para fazer ele gostar dela… – bem, ela se tocou sobre ela.. dá um desconto que um dia ela se toca sobre ele também.. 😂)

 

Enfim, eu gostei das duas versões, mais poder ver mais desse casal foi simplesmente maravilhoso!!! Recomendo! 📚❤

3 comentários sobre “Novel: When a Snail Falls in Love

  1. Oi! Primeiramente, parabéns pelo blog! Tô adorando as dicas. Seguramente “POR FAVOR ME PASSA O LINK DO BLOG COM OS LIVROS EM PORT CHINESES” já revirei a Internet e não achei 😭😭 to doida pra ler o livro

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s